Fotografias de espaço público e semi-público
da Colecção de Fotografia da Muralha


CAAA, de 16.12.2011 a 29.01.2012

 

A Cidade da Muralha: A primeira exposição do Reimaginar Guimarães apresenta uma selecção de fotografias de espaço público ou semi-público de Guimarães provenientes da Colecção de Fotografia da Muralha. São a primeira apresentação do trabalho de arquivo que tem vindo a ser desenvovido com base nesta Colecção. Mostram a cidade num segmento de tempo desde finais do século XIX até meados do século XX, propondo uma leitura relacional e narrativa destas fotografias. 

A Cidade da Muralha é uma exposição de fotografias provenientes da Colecção de Fotografia da Muralha. É uma proposta de deriva por Guimarães, desde os finais do século XIX até aos anos sessenta do século XX – os limites temporais das imagens da Colecção. 
 
Esta abordagem às imagens explora a relação de possibilidades infinitas que os Arquivos sempre oferecem: neste caso, mostra-se uma Cidade em cinco grandes segmentos, todos eles narrativos, imaginários e relacionais: mostra-se uma Guimarães que já não se vê mais, por força das transformações do espaço público, passeia-se pela cidade feita de pessoas nas suas festas, ofícios e cultos; entra-se numa cidade feita de possíveis narrativas, apresenta-se um grupo de imagens tiradas praticamente do mesmo ponto de vista - constata-se o tempo a passar no regresso dos fotógrafos aos lugares já fotografados e sai-se de cena com a cidade a refazer-se, a ganhar uma forma que ainda hoje é palpável. 
 
A apresentação destas imagens, com marcas visíveis de desgaste e de erosão traduz a opção de não se lhes aplicar um intenso tratamento digital de limpeza: as imagens mostram-se com as inscrições naturais do tempo de esquecimento e de espera a que estiveram sujeitas. As fotografias expostas são impressões em jacto de tinta Ultrachrome K3 sobre papel Fineart Fibra de 285grs a partir de digitalizações dos negativos originais. 
 
A Colecção de Fotografia da Muralha é composta por cerca de seis mil originais, maioritariamente negativos em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro – mas também negativos em película de gelatino-brometo de prata -, provienentes de espólios fotográficos das casas Foto Eléctrica-Moderna & Foto Moderna (1910-1987), adquiridos em dois momentos distintos nos anos oitenta do século passado. 
 
 
 
 
Comissariado
Eduardo Brito
 
Selecção de imagens
Eduardo Brito
Susana Lourenço Marques
João Lopes
 
Digitalização e tratamento das imagens
Cláudio Rodrigues
Eduardo Brito
 
Design
Cláudio Rodrigues
(oof.pt)
 
Montagem da exposição
André Leston
Ricardo Bastos Areias
Eduardo Brito
Produção
Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
CAAA—Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.
  • PTRMGMRCFM0357 - Rua de Santa Maria vista da Praça da Oliveira, entre 1910 e 1928. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro, 13×18cm.  Colecção de Fotografia da Muralha.
  • PTRMGMRCFM0510 - Operários em oficina de cutelaria, local desconhecido, década de 1930. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro, 13×18cm. Colecção de Fotografia da Muralha.
  • PTRMGMRCFM0581 - Convento e Igreja dos Capuchos, década de 1920. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro, 13x18 cm. Colecção de Fotografia da Muralha.
  • A Cidade da Muralha: testes para a exposição no CAAA, Dezembro de 2013
  • A Cidade da Muralha: exposição, CAAA.
  • A Cidade da Muralha: exposição, CAAA.
  • A Cidade da Muralha: outdoor. Design de Cláudio Rodrigues
  • A Cidade da Muralha: outdoor. Design de Cláudio Rodrigues