Sociedade Martins Sarmento, de 9 de Março a 8 de Abril de 2012.

 

A exposição O Fotógrafo Martins Sarmento é composta de uma selecção e relação de imagens da autoria de Francisco Martins Sarmento (1833-1899). Apresenta o Arqueólogo como Fotógrafo e relaciona o seu processo de aprendizagem e prática fotográfica com os trabalhos arqueológicos que levou a cabo em Briteiros e em Sabroso. O livro catálogo que acompanha esta exposição publica, pela primeira vez, os Cadernos de Fotografia de Martins Sarmento, escritos entre 1868 e 1876.


As fotografias de Martins Sarmento, feitas entre os anos sessenta e os anos oitenta do século XIX, podem dividir-se em dois grupos: imagens de estúdio, tiradas no seu atelier do Palacete da Rua do Poço (actual Largo Martins Sarmento) e fotografias de arqueologia, tiradas nos trabalho de escavação de Briteiros e Sabroso. Um e noutro grupo são não só testemunhos do espírito curioso e metódico de Sarmento, mas também imagens da interrogação: as dúvidas da iniciação de Sarmento na arte fotográfica reflectem-se nas imagens de estúdio; as fotografias de arqueologia, como reprodução da realidade, permitem a formulação de hipóteses sobre o objecto fotografado. É pelo registo fotográfico da Citânia de Briteiros, organizado em dois álbuns, que Sarmento chama a atenção do país e da Europa para a importância da sua descoberta.


A exposição parte desta natureza interrogativa das fotografias, propondo-lhes uma renovação da função: o que poderá ficar destas imagens para além do seu conhecido contexto e significado histórico? A proposta abre-se em três motivos de leitura continuada: rostos, suspensões e coisas. As fotografias de estúdio—não só de pessoas, mas também de objectos e de imagens—fazem o segmento dos rostos. Nas suspensões, o tema central das imagens aparece numa levitação quase irreal, fruto de um trabalho de delineação dos seus contornos, feito por Sarmento para evidenciar ou isolar determinado aspecto da imagem. Nas coisas, as imagens dos trabalhos e dos achados arqueológicos mostram-se com ou sem elementos de escala, oscilando, desta forma, entre a perceptibilidade e a quase abstracção.


A Colecção de Fotografia de Martins Sarmento é composta por 543 negativos em colódio sobre placa de vidro. Por disposição testamentária do próprio Sarmento, encontram-se à guarda da Sociedade Martins Sarmento. Dando seguimento à partilha de espólios fotográficos, o projecto Reimaginar Guimarães, da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, em colaboração com a Sociedade Martins Sarmento, procedeu à limpeza, digitalização e legendagem destes negativos.


As fotografias expostas são impressões em jacto de tinta Ultrachrome k3 sobre papel Fineart Fibra de 285grs a partir de digitalizações dos negativos originais. A sua apresentação, sem tratamento digital de limpeza, traduz a opção de mostrá-las com as inscrições próprias do tempo que por elas passou.

 

 

 

Comissariado
Eduardo Brito
 
Selecção de imagens
Eduardo Brito
João Lopes
 
Digitalização e tratamento das imagens
Cláudio Rodrigues
Eduardo Brito
 
Consultoria e Investigação
Célia Oliveira
Salomé Duarte
 
Design
Cláudio Rodrigues
(oof.pt)
 
Montagem da exposição
Alexandra Cerqueira
Bruno Fernandes
Luís Fernandes
Patrícia Aguiar
 
Produção
Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
Sociedade Martins Sarmento
  • PTRMGMRCFMS102 - Sobreposição. Atelier de Martins Sarmento, Rua do Poço (actual Largo Martins Sarmento), entre 1868 e 1876. Negativo em colódio sobre placa de vidro, 8,5×11 cm
  • PTRMGMRCFMS108 Cabeça de figura humana. Possivelmente Monte de Santa Iria, Póvoa de Lanhoso, entre 1876 e 1878. Negativo em colódio sobre placa de vidro, 9×12 cm.
  • PTRMGMRCFMS019 Trabalhadoras na escavação. Citânia de Briteiros, Monte de S. Romão, entre 1874 e 1883. Negativo em colódio sobre placa de vidro, 13×18 cm.
  • O Fotógrafo Martins Sarmento - imagem da exposição. SMS, 2012.
  • O Fotógrafo Martins Sarmento - em primeiro plano, os diários fotográficos de Sarmento e os frascos de Cianeto de Potássio, Verniz Thomass e Nitrato de Sódio, usados por Sarmento para a composição de banhos fixadores.
  • O Fotógrafo Martins Sarmento - imagem da exposição. SMS, 2012.
  • O Fotógrafo Martins Sarmento: banner. Design de Cláudio Rodrigues.
  • O Fotógrafo Martins Sarmento: cartaz. Design de Cláudio Rodrigues