Refotografias de Inês d'Orey e Carlos Lobo de imagens da Colecção de Fotografia da Muralha

 

CAAA, de 7 Setembro a 7 de Outubro de 2012.

 

Rever implica regressar: uma série de fotografias do espólio fotográfico da Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património são pontos de regresso dos fotógrafos Carlos Lobo e Inês d’Orey para um exercício de refotografia em torno da cidade de Guimarães.

Cada refotografia dota as imagens originárias de um novo sentido, tanto tempo depois da sua criação. Estas imagens primeiras já não são apenas memórias documentais de alguma coisa, reafirmam-se agora como momentos iniciais de uma nova narrativa, em permanente construção.

Refotografar ultrapassa então um simples ir e voltar a fazer: podemos, de facto, fazê-lo com a máxima precisão técnica, física e temporal. Porém, as variações que a refotografia permite aparecem como cenários mais interessantes que uma simples proposta comparativa de um antes e de um depois.
Os fotógrafos Inês d’Orey e Carlos Lobo, de acordo com a sua específica linguagem estética, reinterpretam as composições visuais que lhes serviram de mote. Daí que este trabalho de rever a cidade pressuponha uma criação tão intensa quanto o exercício interpretativo que lhe subjaz: a história e as imagens não se repetem, antes nos apresentam contextos e interpretações autónomas, que valem também como um segundo capítulo das imagens originárias.

Entre possíveis reflexões sobre erosão ou permanência das coisas, sobre o nosso posicionamento perante a passagem do tempo e sobre as histórias que se inscrevem nas imagens, este exercício refotográfico permite também compreender uma das várias possibilidades de agitação (e de reimaginação) de arquivos fotográficos.

O acervo fotográfico da Associação Muralha é composto por cerca de cinco mil placas de vidro em gelatino-brometo de prata. Provenientes da Foto Eléctrica-Moderna & Foto Moderna, retratam a cidade desde o final do século xix até à década de sessenta do século xx. Ao longo do ano, o programa Reimaginar Guimarães, da Área de Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, tem procedido à limpeza, digitalização, classificação, exposição e edição destas imagens.

 

 

Inês d’Orey

Nasceu no Porto em 1977. Tem formação superior em Fotografia pela London College of Printing (2002) e em Relações Internacionais Culturais e Políticas pela Universidade do Minho (1999). Entre 1999 e 2002 foi bolseira do Centro Português de Fotografia.
Em 2007, foi a vencedora do prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Desde 1999 que o seu trabalho tem vindo a ser frequentemente publicado e exposto em Portugal e no estrangeiro. Publicou em 2010 o seu primeiro livro “Mecanismo da troca” e em 2011, o seu segundo livro “Porto Interior”. Inês d’Orey faz parte da Agência Dear Sir e é representada pela galeria Presença.

 

Carlos Lobo
Estudos: Licenciatura em ensino de Português e Inglês, Universidade de Aveiro, 1997; Bacharelato em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, Instituto Politécnico do Porto, 2004; Mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmiths University, Londres, 2005; Programa de Fotografia «Programa Criatividade e Criação Artística», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2006. Frequenta o programa de doutoramento na Universidade Católica do Porto. As mais recentes exposições individuais incluem: Far Far East, Galeria MCO Arte Contemporânea, Porto (2010) The sonic booms, Galeria MCO, Porto (April, 2008) Unknown Landscapes, KGaleria, Lisboa (Novembro, 2007), Unknown Landscapes, Galeria MCO, Porto (Outubro, 2007), Imaginary Film Sets, Solar Galeria Cinemática, Vila do Conde (26 de Maio, 2007). Vencedor do prémio BES Revelação em 2005. Nomeado para para o prémio BES Photo 2011. Os seus trabalhos estão representados nas seguintes colecções: Fundação PLMJ; Colecção BES Art ; Instituto Politécnico do Porto; Fundação Calouste Gulbenkian; Colecção Nacional de Fotografia em depósito no Centro Português de Fotografia; Fundação Ilídio Pinho; Colecção AIP. Editou em 2008 a sua primeira monografia Unknown Landscapes pela editora Chromma da qual foi o fundador e editor até 2010. Lançou em 2011 a monografia Far Far East: a bridge pela editora LEBOP, da qual é o fundador e editor.

 

 

Comissariado
Eduardo Brito

 

Digitalização de negativos
Sandra Santos

Inês Viseu

Cláudio Rodrigues

 

Consultoria e investigação
Francisco Brito

Miguel Teixeira

 

Montagem da exposição
André Leston

Maria João Costa

Marta Félix

Raquel Ferreira

Ricardo Areias

Vítor Silva

 

Produção

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura
CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura

  • PTRMGMRCFM0108 Rua de Paio Galvão, entre 1910 e 1928. Negativo em gelatino- brometo de prata sobre placa de vidro, 13×18cm.
  • Inês d’Orey - Refotografia da imagem PTRMGMRCFM0108 da Colecção de Fotografia da Muralha. Rua de Paio Galvão, Guimarães, Agosto de 2012.
  • PTRMGMRCFM1131 ociedade Martins Sarmento, Rua Paio Galvão, entre 1912 e 1934. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro, 13x18cm.
  • Carlos Lobo - Refotografia da imagem PTRMGMRCFM1131 da Colecção de Fotografia da Muralha. Sociedade Martins Sarmento, Rua Paio Galvão, Agosto de 2012.
  • Rever a Cidade: imagem da exposição. CAAA, 2012.
  • Rever a Cidade: imagem da exposição. CAAA, 2012.
  • Rever a Cidade: imagem da exposição. CAAA, 2012.
  • Rever a Cidade: banner. Design de Cláudio Rodrigues.
  • Rever a Cidade: cartaz. Design de Cláudio Rodrigues.