Reimaginar Guimarães é um projecto concebido e desenvolvido em torno de espólios fotográficos que têm a cidade de Guimarães como motivação e objecto. Faz parte da Área de Cinema e Audiovisual da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. A sua missão principal é a preservação e partilha dos referidos acervos.

O acervo base do Reimaginar Guimarães é a Colecção de Fotografia da Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património, composta por mais de cinco mil originais fotográficos. É sobre esta colecção que recai o principal esforço de preservação – pela conservação e digitalização.

No que concerne à partilha destes acervos, esta é feita através de exposições e da sua publicação online. Entre Dezembro de 2011 e Março de 2013, realizam-se cinco exposições fotográficas, com edição dos respectivos livros-catálogo – A Cidade da Muralha (Dezembro de 2011 – Janeiro de 2012), o Fotógrafo Martins Sarmento (Março – Abril de 2012), Rever a Cidade: Refotografias de Inês d'Orey e Carlos Lobo de Imagens da Colecção de Fotografia da Muralha (Setembro – Outubro de 2012), Plano Geral / Grande Plano (Dezembro de 2012 – Fevereiro de 2013) e Fábrica (Março - Maio de 2013).

Este website é um dos legados do Reimaginar, um destes momentos de partilha: um arquivo de imagens depois de um processo de conservação, digitalização e datação, mas também um repositório de textos, edições e documentação deste projecto.

  • Limpeza e digitalização de originais da Colecção de Fotografia da Muralha. Arquivo Municipal Alfredo Pimenta,2012
  • Impressão do catálogo Plano Geral - Grande Plano, 2013.
  • Primeira imagem digitalizada da Colecção de Fotografia da Muralha. Julho de 2011. PTRMGMRCFM0001 - Família em espaço rural. Décadas de 1920/1930. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro.
  • Última imagem digitalizada da Colecção de Fotografia da Muralha: PTRMGMRCFM5636 - Vista da Penha. Finais da década de 1940—inícios dos anos 1950. Negativo em gelatino-brometo de prata sobre placa de vidro.